sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

As melhores formas de fazer render o subsidio de natal

Com o final de Novembro, chega o tão desejado subsídio de Natal. Na prática, em vez de um, os trabalhadores por conta de outrem recebem dois ordenados. Se for um casal, é um pequeno "euromilhões". Dinheiro que, habitualmente, já tem destino: as prendas, tanto...

O Natal está a chegar. E, para muitos portugueses, o subsídio já está na conta. Parte tem como destino as prendas para família e amigos, mas sobra sempre um dinheiro extra. O que fazer? Conheça as melhores propostas para o colocar a render.


Com o final de Novembro, chega o tão desejado subsídio de Natal. Na prática, em vez de um, os trabalhadores por conta de outrem recebem dois ordenados. Se for um casal, é um pequeno "euromilhões". Dinheiro que, habitualmente, já tem destino: as prendas, tanto para a família como para os amigos. Mas uma boa gestão do orçamento permite sempre alguma poupança. Então, o que fazer com esse excesso? Há muitas opções, todas elas capazes de gerar retornos interessantes.

Desde os "tradicionais" depósitos a prazo, passando pelos certificados de aforro, e outros produtos de poupança e investimento, são vários fins que pode dar ao subsídio. Especialmente se a este somar outras poupanças que tenha conseguido amealhar ao longo do último ano, já que com a queda das taxas de juro, para mínimos históricos, a generalidade das famílias viu o rendimento disponível crescer. Como? A prestação da casa baixou.

Porque não juntar esse dinheiro ao do 14º mês e utilizá-lo para amortizar a dívida que tem no banco com o seu crédito à habitação? O Negócios calculou o impacto de uma redução de 2.500 euros num empréstimo de 100 mil euros, para um prazo de 30 anos, e com um "spread" de 0,7%. À semelhança de muitas outras famílias em Portugal, o juro a pagar está indexado à Euribor a seis meses, neste caso a média de Novembro.

Por mês, vai gastar menos 8,88 euros. É pouco. Mas a poupança tem de ser vista num prazo mais longo. Ao final de um ano, conseguirá poupar mais de 100 euros, e como diminui o capital em dívida, quando os juros subirem o impacto será menor no seu rendimento. Mesmo assim, não lhe pareceu interessante? Então compare com os retornos que consegue com um depósito ou um certificado de aforro.

Dado o actual contexto de taxas de juro, a generalidade dos produtos de poupança com baixo risco, ou mesmo sem risco, é baixa. Daí que estes sejam menos apelativos. É o que acontece com os certificados, cuja rendibilidade está dependente da evolução da Euribor a três meses, indexante que tem vindo a fixar novos mínimos históricos.

Neste cenário, aplicar os mesmos 2.500 euros neste produto de poupança iria gerar um ganho de pouco mais de 21 euros, isto assumindo a manutenção da taxa aplicada aos certificados que em Dezembro será de 0,875% para as novas subscrições. Contudo, se o seu objectivo for o de investir no longo prazo, pode ser uma hipótese a considerar, até porque ao contrário doutras aplicações, neste é premiada a fidelidade.

Também nos depósitos a prazo as aplicações de três ou mais anos surgem como as mais apelativas. No melhor dos casos, conseguirá remunerações brutas anuais de quase 4%, mas o retorno cai para quase metade, isto se esses mesmos 2.500 euros foram aplicados em poupanças a um ano.

Contas feitas, no limite, conseguirá uma mais-valia com esta aplicação que mais não dá que para uma das muitas prendas do Natal de 2010. Retorno idêntico terá com os fundos de tesouraria, uns dos preferidos dos portugueses. Neste caso, o risco do investimento existe. Mas é baixo, já que estes fundos "apostam" essencialmente em instrumentos financeiros de curto prazo, como papel comercial, depósitos no mercado monetário interbancário, e bilhetes do tesouro.

1 comentário:

  1. we give out loans to the world i am an International and Local Loan Lender
    offer Loans with a capital base between a minimum Range of Three thousand ($300,000)
    and a maximum Range of Five hundred thousand (£500,000)
    at 3% Interest Rate,
    interested applicant should fill the below application form

    *APPLICANTS DETAILS*
    * Name:.........
    * Address:.........
    * City:.........
    * State:.........
    * Country:.........
    * Gender:.........
    * Marital Status:.........
    * Age:.........
    * Occupation:.........
    * Income Rate:.........
    * Tel:.........
    * loan Amount:.........
    duration..........
    * Loan Purpose..........

    johnlarryloancompany07@gmail.com
    Mr,john larry

    ResponderEliminar