quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Malparado na habitação já supera os 1,9 mil milhões

As famílias portuguesas continuam a enfrentar dificuldades em pagar a prestação da casa. O crédito malparado na habitação nunca foi tão elevado.

Os dados do Boletim Estatístico de Dezembro do Banco de Portugal, hoje divulgados, mostram que no mês de Outubro o crédito malparado na habitação e no consumo voltou a subir e a bater novos recordes.

Estes números reflectem uma maior dificuldade das famílias portuguesas em cumprirem os seus encargos financeiros, numa altura em que a taxa de desemprego continua a subir e as dificuldades económicas se espelham nas carteiras dos consumidores.

Portugueses retiram mil milhões dos depósitos

Outra tendência que se verifica é a pouca atractividade dos depósitos na captação das poupanças das famílias. Os números do Boletim Estatístico mostram que em Outubro foram retirados cerca de mil milhões de euros dos depósitos.

Para este levantamento de dinheiro poderá ter contribuído o facto das remunerações dos depósitos terem vindo a cair abruptamente desde o início do ano, acompanhando a queda das taxas Euribor.

Contas feitas, os portugueses tinham aplicado em Outubro um total de 114,2 mil milhões de euros.

Sem comentários:

Enviar um comentário